Use a liderança a favor das finanças da sua empresa
Um bom líder deve igualmente ser capaz de envolver os colaboradores na
estratégia da empresa. Se os colaboradores “vestirem a camisola” estarão mais
disponíveis para contribuir para o sucesso, sobretudo se souberem que serão
reconhecidos e recompensados de algum modo. Colaboradores mais motivados
apresentam, por norma, níveis mais elevados de produtividade, contribuindo para
a melhoria das finanças da organização.
Anote três ideias práticas para uma
liderança de sucesso:
1. Estabeleça
objetivos. Explique com clareza à sua equipa o que se pretende e
certifique-se de que todos compreenderam as metas estabelecidas.
2. Desempenho. Assegure-se
de que cada colaborador está na posse das ferramentas, recursos e formação
necessária para conseguirem ter um bom desempenho.
3. Avaliação. Acompanhe
e avalie os progressos de cada funcionário, mantendo-se sempre aberto ao debate
sobre a respetiva avaliação. Os modelos de análise devem ser transparentes e
recompensar o mérito. Para isso deve ser utilizada uma escala, com metas
quantificadas e indicadores fáceis de medir, como, por exemplo, o cumprimento
de prazos, a assiduidade e o desempenho de tarefas essenciais.
Ser gestor e ser líder para melhorar as
finanças empresariais
Peter Drucker, considerado o pai da administração empresarial moderna, foi
um dos primeiros a reconhecer a existência de um “trabalhador do conhecimento”
que revolucionaria a forma como o mundo dos negócios está organizado. Com a
ascensão deste novo trabalhador, o objetivo deixou de ser gerir pessoas. Agora,
“a tarefa é liderar pessoas”, escreveu este autor de origem austríaca na
viragem do século.
Assim, mais do que um gestor, um líder destaca-se pela personalidade e
atitude. No livro “On Become a Leader”, Warren Bennis estabelece
algumas diferenças entre ser gestor e líder:
- O gestor administra, o líder inova;
- O gestor mantém, o líder desenvolve;
- O gestor concentra-se em sistemas e estruturas, o líder foca-se nas pessoas; Todas as organizações envolvem objetivos complexos, que ultrapassam os limites da ação individual, mas a singularidade de cada pessoa não pode ser esquecida, uma vez que a satisfação das necessidades e expetativas dos colaboradores é fulcral para o sucesso coletivo.
- O gestor administra, o líder inova;
- O gestor mantém, o líder desenvolve;
- O gestor concentra-se em sistemas e estruturas, o líder foca-se nas pessoas; Todas as organizações envolvem objetivos complexos, que ultrapassam os limites da ação individual, mas a singularidade de cada pessoa não pode ser esquecida, uma vez que a satisfação das necessidades e expetativas dos colaboradores é fulcral para o sucesso coletivo.
Um dos desafios do líder é precisamente conseguir compatibilizar os
interesses individuais com os organizacionais, de modo a que as suas
orientações sejam reconhecidas e seguidas com convicção e empenho. Como realça
Edgar H. Schein, no livro “Culture and Leadership”, “as implicações da
liderança são múltiplas” e “se os líderes não forem capazes de criar um grupo
bem-sucedido, considera-se que falharam na sua missão”.
O que é a liderança?
Num contexto organizacional, a liderança passa pela capacidade de inspirar
confiança e motivar os colaboradores, de modo a influenciar o seu
comportamento, com efeitos positivos na produtividade e, consequentemente, nas
finanças da empresa ou outra organização. “Quando a liderança é uma relação fundamentada
na verdade e na confiança, as pessoas assumem riscos, fazem mudanças e mantêm a
organização viva e ativa”, escrevem Jim Kouzes e Barry Posner, no
livro “Leadership Challenge”.
Como ser líder?
Se, por um lado, não existem receitas milagrosas, por outro é essencial que
um líder seja capaz de traçar estratégias, definindo os melhores caminhos para
alcançar o êxito empresarial.
O líder deve partilhar as suas ideias com os elementos da equipa e ser
considerado o principal responsável pelos objetivos comuns.
Existem pessoas que são líderes natos e outras que podem desenvolver essa
aptidão. A motivação pessoal e as competências necessárias podem ser
trabalhadas e melhoradas com a experiência. Acreditar que se é capaz é
fundamental para uma liderança de excelência.
O professor Gary Yulk, autor do livro “Leadership in Organizations”,
realça que ser enérgico, ter autoconfiança, maturidade e integridade emocional
constituem traços de personalidade de quem tem capacidade para estar à frente
dos destinos de uma empresa.
Confira 10 caraterísticas que um líder
deve ter:
1. Saber comunicar. É
importante transmitir a informação corretamente, mas também é imprescindível
saber ouvir.
2. Capacidade de adaptação
ao trabalho sob pressão e a diferentes grupos de colaboradores.
3. Encontrar soluções
satisfatórias para os problemas e ser capaz de delegar responsabilidades.
4. Elevados níveis de
motivação e iniciativa.
5. Vontade de superar
obstáculos e obter resultados.
6. Inteligência emocional,
ou seja, capacidade de gerir as suas emoções e transmitir um sentimento de
estabilidade aos colaboradores.
7. Capacidade intelectual e
imaginação.
8. Sendo responsável pelo
crescimento profissional de cada membro da equipa, o líder deve saber realçar
os pontos fortes de cada um e ajudar a melhorar os pontos fracos.
9. Respeitar as ideias de
todos os colaboradores.
10. Capacidade de despertar
a vontade de aprender.
O líder e a equipa
A motivação é um fator-chave na liderança. Uma organização cujo líder
consegue motivar os colaboradores mais facilmente atingirá os seus objetivos. O
“relacionamento entre os vários elementos de uma equipa é essencial e
acrescenta valor para além dos talentos individuais e aptidões de cada
funcionário”, indica o site Infoentrepreneurs. Neste sentido,
um bom líder trabalhará no sentido de criar e manter um bom ambiente de
trabalho, contribuindo “significativamente para o sucesso global dos negócios”.
O líder também deve estimular intelectualmente os seus colaboradores e ser
capaz de exercer uma “influência idealizada”, contribuindo positivamente para a
coesão da equipa e para uma melhor gestão de conflitos, indica o “Journal
of Organizational Change Management”.
- O gestor depende do controlo, o líder inspira confiança;
- O gestor concentra-se no curto prazo, o líder tem uma perspetiva de longo prazo;
- O gestor pergunta “como e quando”, o líder pergunta “o quê e porquê”.
2015-01-05, Fonte: Ei Montepio
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