segunda-feira, 16 de março de 2015

Acha mesmo que ser feliz no trabalho não é um direito? - Fátima Rodrigues







Se é uma pessoa da gestão tradicional, da velha guarda, provavelmente estará a pensar no que é que esta coisa da felicidade o torna melhor gestor ou lhe traz mais números positivos no final do trimestre. Até é capaz de pensar que o que o faz feliz é o total do seu extrato bancário e que, quanto mais apertar consigo e com a sua equipa, mais este cresce.

Sabe que, apesar de ter dedicado toda a minha vida a ajudar os outros a serem mais felizes, porque acredito que a felicidade vem da partilha do que sabemos, da consideração pelos outros, do otimismo e energia que transmito aos que comigo interagem, e nem sempre o ver reconhecido, alegra-me saber que há mais pessoas preocupadas com o assunto.

Sabia que se celebra a 20 de março o Dia Internacional da Felicidade? E que este foi criado pelas Nações Unidas em 2012, como reconhecimento da relevância da felicidade e do bem-estar universal, enquanto aspirações de todos os seres humanos, e como forma de incitar ao seu reconhecimento, através das políticas públicas de cada país?

Então, se as Nações Unidas pretendem que os governos tomem medidas para potenciar da felicidade dos seus cidadãos, vendo-a como uma aspiração e um direito de todos eles, porque é que na sua empresa haveria de ser diferente? Acha mesmo que os seus colaboradores não têm como aspiração serem felizes no trabalho? Já pensou que estes passam mais tempo de vida consigo do que com as suas famílias? Estes dedicam à empresa pelo menos 8h por dias em pelo menos cinco dias da semana. Pensando que durmam diariamente umas 7h, despendam mais 2h nas deslocações, mais 1h na pausa do almoço, e que ainda há compras a fazer e outras tarefas incontornáveis, já pensou quanto tempo passam efetivamente com as suas famílias e quanto passam na sua empresa?



http://www.portaldalideranca.pt/arquivo/destaque/acha-mesmo-que-ser-feliz-no-trabalho-nao-e-um-direito-fatima-rodrigues


1 comentário:

  1. Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é muito importante para o sucesso de uma empresa. Isso porque trabalhadores felizes tendem a ser mais produtivos. As empresas mais novas têm mais facilidade em manter o foco na felicidade do empregado a fim de manter seu negócio próspero, enquanto que nas empresas mais antigas isso ainda não acontece, os líderes precisam enxergar que, quando as pessoas realmente gostam de trabalhar, o sucesso chega com mais facilidade para todos.

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