quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Reuniões 'regadas' a riso geram mais (e melhores) ideias

2015-02-19, Fonte: Notícias ao Minuto

O humor melhora qualquer ambiente e torna as pessoas mais abertas e descontraídas. Também mais seguras das suas opiniões, em consequência. Quando aplicado ao ambiente de trabalho, é mais do que uma necessidade: pode tornar-se numa alavanca para o sucesso.
Um grupo de investigação esteve presente em 54 reuniões regulares de equipa com o intuito de desenvolver o primeiro estudo do género: observar reuniões profissionais e avaliá-las de acordo com o humor e o riso, refere o site Big Think.
 
O trabalho foi publicado no ‘Journal of Applied Psychology’ e examinou os padrões de comportamento de cada participante das reuniões. Desta análise resultaram duas observações importantes, cuja frequência as coloca num campo superior ao mero acaso.
Quando alguém diz uma piada, a frequência com que se vão dizer mais piadas e com que as pessoas se vão rir aumenta. Mais ainda: “os padrões de humor despoletam uma comunicação socio emocional positiva, uma estrutura de procedimentos e novas soluções”, revela o mesmo estudo.
Estas reuniões ‘engraçadas’ não são definidas por humor casual ou riso individual mas sim por padrões de humor. Isto é, as equipas funcionam melhor quando todos riem e encorajam o humor dos outros.
Porquê? Porque nos momentos após as cadeias de riso acalmarem, as equipas têm maior probabilidade de se envolverem num comportamento produtivo e aceitador, como propor novas ideias, fazer perguntas, elogios e encorajar a intervenção de terceiros.
O cartoonista Robert Mankoff, da revista The New Yorker, chegou a dizer à mesma publicação que uma pessoa que tem a capacidade de fazer as pessoas rir, tem uma forma diferente de ver o mundo e pode inspirar outros a fazer o mesmo, em contraste com pontos de vista inférteis e estagnados.
No entanto (e isto é para os empregadores), existe outra conclusão: quando os membros de uma equipa não se sentem seguros no seu trabalho, o humor e o riso são estéreis. Isto é, a segurança é muito importante para a sensação de liberdade e sem esse componente toda a energia é gasta em preocupações com o futuro.




Análise: Este artigo retirado do site LaboralOnline (Portal Direito e Recursos humanos) refere que o humor melhora qualquer ambiente de trabalho o que poderá traduzir-se num aumento de motivação por parte dos membros de uma empresa e o consequente aumento de produtividade.
De facto inúmeros gestores incluindo gestores de topo nomeadamente Branson utilizam o humor e a boa disposição como forma de motivar os seus colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário